segunda-feira, 2 de julho de 2012

OS VÁRIOS BRASIS - PARTE I

Não sei se por seu tamanho Continental, ou se por ter sofrido influência de tantos povos diferentes, o Brasil parece conter vários países particulares dentro dele.

Em cada região, às vezes em cada Estado ou Cidade, você encontra características, costumes e culturas totalmente diversos dos outros.


Para se conhecer bem o Brasil,  deve-se observar cada uma das partes desse enorme todo. 

Não sou antropóloga e muito menos historiadora, portanto a minha visão é de uma cidadã brasileira, que ama seu país e tenta compreendê-lo e divulgá-lo.
Fotografia aérea de uma pequena parte da Amazônia brasileira.
Amazonia (Foto Wikipedia)
Vou começar pela região Norte, a maior em extensão e na minha opinião, a mais autêntica, e mais parecida com o que os colonizadores devem ter encontrado quando aqui chegaram.  Acho que é a parte do Brasil que mais conseguiu manter os costumes e culturas originais, tendo uma grande população de índios e seus descendentes.


Talvez por sua proximidade com a Floresta, por seus limites junto à outros povos amazônicos, conserva inalterado muitos costumes.  Esse fato também se deve ao isolamento em que muitos moradores dessa área vivem, quer seja por motivos geográficos ou mesmo por centenas de anos de descaso dos políticos.

Donos de uma riqueza natural tão imensa, contida nos rios, matas e fauna, considero como a mais pura região do Brasil.   A Amazônia Brasileira é um tesouro que poderá ser fundamental para a manutenção do homem nas próximas décadas.


Sua natureza exuberante, as frutas, culinária e festas grandiosas como o Festival de Parintins (Boi Bumbá) no Amazonas ou o Círio de Nazaré no Pará, fazem do Norte do Brasil uma região especialíssima.

Única no mundo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário