sexta-feira, 30 de março de 2012

LIVROS X POLÍTICA

Esses três livros foram escritos em épocas politicamente tumultuadas na América Latina.  Todos foram transpostos para outras mídias mas são clássicos que vale a pena conferir no papel  :

1 - Incidente em Antares - escrito logo depois do golpe militar no Brasil, em 1971,  esse foi o último livro de Érico Veríssimo. Conta a história de mortos que como não podem ser enterrados devido a uma greve no cemitério, começam a assombrar a cidade.   O livro, que começa com uma grande análise da História do Brasil, culminando com o "incidente" já foi encenado no teatro e na TV com enorme sucesso.

2 - Calabar, o elogio da traição  - esse livro, que  é na verdade uma peça de teatro de Chico Buarque e Ruy Guerra, foi escrita em 1973 e proibida durante muitos anos. Conta a história de um pernambucano que resolve se aliar aos holandeses em vez dos portugueses durante a invasão holandesa no século 17.  As canções,  como sempre, são lindas, fazem  muito sucesso até hoje, e  são parte importante da obra.

3 - Casa dos Espíritos, de Isabel Allende - a escritora é prima de Salvador Allende, presidente deposto no golpe militar no Chile.  O livro conta a história de três gerações de mulheres de uma família que passa por tragédias, amores, desilusões políticas e pessoais, mas no qual o fantástico está sempre presente. Foi escrito em 1982  e rendeu um filme excelente em 1993.

Fundamentais !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário