sexta-feira, 25 de maio de 2018

DE QUANTAS VERDADES SE FAZ UMA MENTIRA?



"Lembro-me de o ver ajoelhado aos pés da cama, segurando a mão da minha mãe. 

O meu pai, em pé, de costas para nós. O meu pai, ou melhor, o homem que até àquela tarde eu acreditava que fosse o meu pai. Está agora sentado diante de mim. Tem um rosto seco, anguloso, com as maçãs do rosto salientes. A cabeleira é farta, grisalha, penteada para trás. 



Deve ter ensaiado a pergunta noites a fio na solidão do seu quarto de viúvo:

De quantas verdades se faz uma mentira?

Fica calado um momento, o olhar perdido em algum ponto atrás de mim, depois acrescenta com ênfase:
– Muitas, Laurentina, muitas! Uma mentira, para que funcione, há-de ser composta por muitas verdades."


(As mulheres de meu pai,  J. E. Agualusa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário