segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

PARIS, DE NOVO? Parte 2


A verdade é que tudo na França parece que é delicado, sutil e belo.  Nada de  excessos, nem exuberância. Todas as coisas são chiquérrimas.







Desde a iluminação, que apesar de intensa é delicada, até a culinária, a moda, a língua, tudo prima pelo bom tom, refinamento e parcimônia.

A célebre frase "MENOS É MAIS" parece se encaixar como uma luva aos franceses.

Talvez por isso digam que os franceses não engordam, apesar de toda a manteiga, pão e doces da cozinha francesa.  A quantidade é tão pequena que pode ser degustada com pouca culpa. Os doces (mesmo os vendidos em supermercados) são verdadeiras obras de arte.







Eu tenho uma teoria diferente : acho que eles não engordam pela quantidade de escadas que sobem e descem.  O Metro parisiense é uma verdadeira maratona de escadas (se você mudar de uma linha para outra,  então.. o jeito é ir arrastando as malas escada abaixo...). 

Isso sem falar nos banheiros de restaurantes, etc, que são sempre abaixo do nível da rua, te obrigando a subir e descer escadas muitas vezes nada amigáveis.

Os monumentos, igrejas, e pontos turísticos exigem preparo de atleta. Desconfiei até que a palavra Accessibilidade não é muito conhecida por aqui.  

Não por acaso, quase não vimos Academias de Fitness.  O que vimos demais foi franceses correndo, desde bem cedo, em todos os bairros da cidade, mesmo sob aquele frio terrível!  

Nessa época também são montados rinques de patinação, que ficam lotados nas noites gélidas.






Já a tão falada boa educação das crianças francesas não é uma lenda, é um fenômeno. Você simplesmente não repara nelas, de tão educadas e discretas que são.  Não vi uma criança sequer fazendo manha ou falando alto, ou pedindo nada em lojas ou supermercados. E olha que era Natal !

Desconfio que até os cachorros parisienses entram na onda da boa educação : 

Vimos na rua um cachorro querer sair na frente da dona para atravessar o sinal de trânsito. Imediatamente ela o PUXOU PELAS ORELHAS (literalmente)  e exclamou "C'EST FINI".  Na mesma hora o cãozinho se recolheu a sua insignificância e ficou quietinho esperando o sinal abrir.... 



Uma cena que merecia ter sido filmada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário