sexta-feira, 1 de junho de 2012

GUERRA EM LIVROS II


Guerras são muito mais do que simplesmente um conflito armado : acabam modificando a vida de milhares de pessoas, direta ou indiretamente. Os livros abaixo se passam em épocas e lugares totalmente diferentes, mas todos falam dos desdobramentos de guerras  :

1 - O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald - Considerado o livro definitivo sobre o pós-guerra americano, conta a história de uma mulher que, apesar de apaixonada por um oficial da marinha americana, acaba se casando com um milionário.  Ao mesmo tempo, um outro milionário misterioso  patrocina inúmeras festas que primam pela superficialidade.  Pelo menos essa é a visão do narrador da história, um vizinho que aos poucos vai entendendo, junto com o leitor, todas as suas razões. 

2 - Xógum, de James Clavell - Pra quem gosta de samurais, gueixas e batalhas de ninjas, esse livro é indispensável.  Com mais de 1000 páginas e narrando fatos reais, apesar dos nomes do personagens serem fictícios, conta a história de um navegador inglês que chega ao Japão feudal, do Século XVII.  Ao mesmo tempo, vai nos contando toda a cultura e história japonesa através dos tempos.

3 - 1808, de Laurentino Gomes - Quando a corte portuguesa resolve mudar-se para o Brasil, fugindo das tropas de Napoleão, os destinos do Brasil e em especial do Rio de Janeiro, foram totalmente modificados.  O livro é na verdade um extenso relato da época, com informações, curiosidades mas tudo feito de forma informal, sem compromisso com documentação histórica, o que acaba facilitando sua leitura e nos dando a oportunidade de entender um pouco mais a nossa História.

Boa Leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário