sexta-feira, 18 de maio de 2012

BRUXAS OU FADAS ?

As disputas entre Bem e Mal estão sempre presentes nos livros de magia. Dependendo do ponto de vista, algumas das chamadas bruxas podem ser consideradas fadas :

1 - As brumas de Avalon , de Marion Zimmer Bradley - nesse livro entendemos melhorfada Morgana e percebemos o seu ponto de vista na história do Rei Arthur, que aqui  é contada sob o ponto de vista das mulheres.


2 - Harry Potter e o Cálice de Fogo, de J.K. Rowling, - acho que apesar dos seus poderes ninguém jamais consideraria Herminione como uma bruxa.  Nesse livro em especial toda a sua inteligência  é dedicação são colocados a prova, durante o Torneio Tribruxo.

3 - A Bruxinha que era Boa, de Maria Clara Machado - num clássico da literatura infantil, Angela, essa linda aprendiz de bruxinha  não consegue concordar e se adaptar ao mundo de maldades dos seus ancestrais e assim sua vida começa a se complicar.  Obrigatório!


Boa Leitura !!!

2 comentários:

  1. Olá!

    Perdão pela falta de visita! Estou colocando o blog em ordem e retribuindo os antigos comentários que tinham se perdido no meio de minha bagunça.

    Dos três livros que vc citou, não li As brumas de Avalon.

    Amo Hermiose. Bruxa, no caso dessa personagem é um elogio. Ela é mto dedicada e talentosa.

    A bruxinha que era boa tb é uma fofura. Amo! Lembro de outras bruxinhas tb q adorava na infância: Uxa, ora fada ora bruxa e A Bruxa Onilda.

    Gostei do post!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pri,

    Não se faz mas bruxas como antigamente. Enquanto antes elas nos amedrontavam, hoje elas são ótimas e ficamos torcendo por elas. Boa lembrança a Bruxa Onilda. Bjs

    ResponderExcluir