segunda-feira, 4 de junho de 2012

BLUMENAU, A ALEMANHA NO BRASIL


Hoje retorno a série : Viagens de meus Amigos.  Minha querida amiga Ana foi a Santa Catarina, no Sul do Brasil, e me mandou essas belas fotos da não menos linda Blumenau :



Blumenau é uma cidade basicamente de colonização alemã e esse aspecto está presente em toda a sua história, principalmente em sua arquitetura, toda em estilo enxaimel.  A Prefeitura consegue manter esse padrão, oferecendo isenções de impostos para as construções desse tipo.

Cortando a cidade, está o Rio Itajaí-Açu, o mesmo que tem causado enchentes sistemáticas na cidade desde épocas remotas. No entanto, com toda a tenacidade catarinense em pouco tempo tudo já está reconstruido e restaurado e a cidade continua  cheia de parques e jardins impecáveis.  Entre as atrações culturais destacaria o Museu da Família Colonial  e a Igreja de São Paulo.  Não deixe também de visitar a Vila Germânica.



Pra quem gosta de cerveja, nada melhor do que visitar a cidade em outubro, quando acontece a Oktoberfest, a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a original de Munique, na Alemanha (portanto não deixe de fazer todas as reservas com antecedência se pretende ir nessa época).  Essa festa não é só para os apreciadores de cerveja (mas lembrem-se de que aqui ficam várias e ótimas fábricas de cerveja): durante seus 18 dias, há muitos eventos, toneladas de comida típica e,  é claro, muita música!



A culinária alemã está presente em todos os lugares :  salsichas, linguiças, eisbein, kassler, marreco recheado, doces maravilhosos, acompanhados de  muita cerveja.  O Café Colonial é uma boa pedida e significa que você não vai conseguir comer mais nada o dia inteiro : vários tipos de tortas alemãs, salgados, doces, geléias, linguiças, etc.

Depois de tanta comida, vá às compras para gastar as calorias : a loja de departamentos Havan,´por exemplo é um lindo prédio.  Blumenau também abriga famosas fábricas de malhas. Outra compra imperdível são as lojas de cristais e de artesanato típico de madeira, além das de chocolate.  Em todas elas você vai ser atendido com a costumeira simpatia e já recohecida beleza dos catarinenses.

Boa Viagem !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário