segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

BRASIL DE SOTAQUES

Se existe uma coisa que eu adoro observar em qualquer língua é o sotaque, porque ele fala muito sobre a história e cultura daquela região específica. Principalmente no português do Brasil, que por motivos óbvios, é onde eu tenho mais facilidade para percebê-lo:

Apesar de falar uma língua única, o povo brasileiro foi colonizado por várias culturas diferentes, e essa diferença ficou patente, não só na cultura local como no modo de cada região falar e se expressar.


Quando os portugueses descobriram o Brasil em 1500, aqui moravam muitas nações indígenas, cada uma com sua língua.  Cada uma dessas tribos foi recebendo influência dos  africanos, dos portugueses, e dos demais colonizadores que por aqui estiveram (franceses, holandeses.... foram muitos....). 

Além disso com uma grande quantidade de imigrantes,  dos europeus aos asiáticos, essa diversificação ficou maior ainda.  Toda essa mistura de etnias e culturas transformou a língua portuguesa original , além de acrescentar o jeitinho de falar de cada parte do Brasil.

 Os sotaques mais citados são :

 Sul  :  falam  em forma de exclamação, e os gaúchos quase sempre terminam a frase com um "né?".  Gírias mais comuns : Tchê, Báh, Barbaridade, Baita, Tri-Legal.

 Nordeste : apesar de cada estado ter seu sotaque específico, uma característica geral é o falar mais devagar e as vogais mais abertas. Alguns exemplos de expressões : Visse(Pernambuco), Oxi(derivação  do Oxente), Massa,  Apartar, Avexado, Baitola, Fulero, Quenga.

Carioca : o morador da capital do Rio de Janeiro prolonga as palavras e fala o "s " com som de "x", um  "r" e o "s" muito curtos, além de falar o "e" final de uma palavra como "i". Exemplo de gírias : Boiola, Bolado, Qualé, Manero, Irado.

PaulistaO paulista fala mais conciso e  os "r"  são vibrantes e lentos.  Usa muito : Mina, Mano, Puta (em lugar de Muito). Já o paulista do interior, assim como o morador do interior do Rio de Janeiro tem um falar mais parecido com o do mineiro.

 MineiroFala suas frases mais rápido, e muitas vezes corta o final da palavra, além de falar em forma de interrogação. A gíria mais conhecida é Trem (significando coisa).

Dizem que a globalização vai acabar com essas diferenças também.  Será?

Que pena!!!.


Um comentário:

  1. OLÁ QUERIDA,

    ADOREI, MAS ACHO DIFÍCIL ACABAR, CONHEÇO PESSOAS QUE VIVEM NO RIO HÁ MAIS DE 60 ANOS E AINDA CONTINUAM COM SEUS SUTAQUES O QUE EU ME AMARRO, PRICIPAMENTE SUL E NORDESTE, MUITO LEGAL.
    GERALMENTE OS ARTISTAS COM ESSES SUTAQUES, QUE FAZEM UM TRABALHO COM FONOAUDIOLOGOS PARA REPRESENTAR CERTOS PAPEIS, QUE AS VEZEZ NÃO CONDIZ COM O PERSONAGEM QUE VÃO REPRESENTAR.
    MAS PODE ATÉ SER.
    ABRAÇOS.
    ESTOU CURTINDO DEMAIS ESSA SUA VARIEDADE DE IDÉIAS.

    ResponderExcluir