quarta-feira, 13 de outubro de 2010

INATIVIDADE E IDOSOS

Ultimamente tenho observado muitos idosos  depressivos ou apáticos e acho que um dos motivos  é, sem dúvida,  a falta de atividades produtivas ou prazerosas.  Converso com alguns que acham que já não tem mais nada a fazer nem nada a viver.  Ficam  simplesmente deixando o tempo passar  e acreditando que estão apenas "cumprindo seu tempo na Terra" e por essa razão não devem  mais fazer planos nem iniciar novos projetos.



Ora, acho que se Deus lhes deu tantos anos de vida, deve ser por algum motivo, já que tantos morrem tão novos e não tem a oportunidade de obter os conhecimentos e a sabedoria só obtidos em longas trajetórias de vida.


Não é justo, desperdiçar esse tempo precioso apenas com reclamações sobre doenças ou dores (existentes ou não). Afinal de contas devemos fazer por merecer...


A felicidade pode estar em pequenas coisas : quando ajudamos alguém e vemos esse alguém feliz nos sentimos muito recompensados.  Espera-se que ao passar dos sessenta (ou até antes), já estejamos despidos de preconceitos e preocupações com a opinião dos outros.  Nos sentirmos úteis, em qualquer idade,  pode trazer enormes benefícios não só a quem ajudamos mas  a nós mesmos.


Os idosos podem e devem ter amigos, atividades e sonhos próprios. Atividades intelectuais são tão importantes quanto as físicas.  Leitura de jornais e revistas, jogos, palavras cruzadas, boa música, podem ser ótimos.


Por outro lado conheço idosos maravilhosos, que curtem a vida intensamente. O lazer é importantíssimo.  Continuar em dia com as novidades do mundo  é fundamental para não se sentir excluído.  Existem pouquíssimas atividades que o idoso não possa "curtir".  Praia, livros, computador, festas, dançar, namorar, podem representar prazeres que farão com que sua vida flua "gostosamente", sem preocupações com o "fim da vida".


Até porque...  Quando é o fim da vida?  Ninguém sabe; pode ser aos 20!!  No entanto, o que faz o encanto dos 20 anos é achar que a vida nunca vai acabar!!! Hoje podemos chegar com saúde até os 90 anos ou mais!!!, portanto se aos 60 acharmos que estamos no final, podemos estar desperdiçando TRINTA preciosos anos, de prazer e felicidade.


É comum a pessoa de terceira idade se dedicar com mais frequência a uma  religião. Isso  também é bom já que está provado que a fé é muito importante até mesmo para combater doenças, representando um aliado na recuperação de enfermidades.


Com um objetivo de vida, exercícios, alimentação adequada e principalmente BOM HUMOR, temos condições de chegar a velhice com qualidade de vida e FELICIDADE, sem nos sentirmos um estorvo para a sociedade e para nós mesmos.


Vamos agradecer a Deus pelos anos de vida, da melhor forma possível :   
V I V E N D O!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário