sábado, 2 de outubro de 2010

CRIANÇAS X LIMITES

Acabo de vir de uma loja onde mais uma criança lindinha, por sua total "falta de educação" como comentavam  os que passavam, horrorizou a todos .

Deu pra perceber que a pequena IMPLORAVA por limites. Na verdade ela queria  que alguém parasse com toda aquela cena que ela estava fazendo, claro que queria. 

Lembro de um caso em que a mãe  de uma amiga, para parar com o "espetáculo" que a neta fazia , porque queria subir de qualquer jeito num local superperigoso, virou-se para ela e disse, com toda a convicção :  Isso não é negociável!!!  Na mesma hora a pequena se calou e desistiu do intento, sem mais um muxoxo sequer.  Fiquei pasma, porque provavelmente ela sequer sabia o significado da palavra, mas sem dúvida entendeu que aquilo era sério e que não dava mais pra continuar.... Ou seja, aquilo, foi um Basta!!! e isso ela entendeu pelo tom de voz da avó.

Todos (principalmente crianças) precisamos saber o que podemos e o que não podemos fazer.  Quando sabemos as regras do jogo, fica muito mais confortável jogá-lo.  E isso é fundamental nesse jogo chamado VIDA. 

Crianças sem limites crescem inseguras, egoístas e insociáveis, pois parece que ninguém contou a elas o que vale e o que não vale nessa brincadeira....

E aqui entre nós  :   - Tem coisa mais chata do que aquele pequeno se debatendo no chão do shopping, enquanto a mãe diz : " Olha que o tio briga, hein!!! " -  Fala verdade, tem????

Nenhum comentário:

Postar um comentário