Acabo de vir de uma loja onde mais uma criança lindinha, por sua total "falta de educação" como comentavam os que passavam, horrorizou a todos .
Deu pra perceber que a pequena IMPLORAVA por limites. Na verdade ela queria que alguém parasse com toda aquela cena que ela estava fazendo, claro que queria.
Lembro de um caso em que a mãe de uma amiga, para parar com o "espetáculo" que a neta fazia , porque queria subir de qualquer jeito num local superperigoso, virou-se para ela e disse, com toda a convicção : Isso não é negociável!!! Na mesma hora a pequena se calou e desistiu do intento, sem mais um muxoxo sequer. Fiquei pasma, porque provavelmente ela sequer sabia o significado da palavra, mas sem dúvida entendeu que aquilo era sério e que não dava mais pra continuar.... Ou seja, aquilo, foi um Basta!!! e isso ela entendeu pelo tom de voz da avó.
Todos (principalmente crianças) precisamos saber o que podemos e o que não podemos fazer. Quando sabemos as regras do jogo, fica muito mais confortável jogá-lo. E isso é fundamental nesse jogo chamado VIDA.
Crianças sem limites crescem inseguras, egoístas e insociáveis, pois parece que ninguém contou a elas o que vale e o que não vale nessa brincadeira....
E aqui entre nós : - Tem coisa mais chata do que aquele pequeno se debatendo no chão do shopping, enquanto a mãe diz : " Olha que o tio briga, hein!!! " - Fala verdade, tem????
Nenhum comentário:
Postar um comentário