domingo, 19 de maio de 2013

CAPITAIS DA COPA XI - CURITIBA


Curitiba, capital do Estado do Paraná, é chamada de cidade modelo, devido ao seu alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).  Tem um alto padrão nas áreas de Transporte, Turismo e Ecologia.  Além de lindíssima, tem-se a impressão de que tudo funciona bem aqui.




                                

Na cidade, se tem acesso a bons museus, parques de belíssimos e o Jardim Botânico, e uma infraestrutura com qualidade acima da média. 



Sendo a cidade no Brasil que mais prima pelo planejamento urbano, Curitiba ainda consegue manter-se relativamente calma, apesar de seu crescimento. Sua  boa estrutura de transportes e acessibilidade garantida facilita percorrer em um dia suas principais atrações, usando  o  ônibus da Linha Turismo que para em quase todas essas atrações, com um roteiro de 2 horas  e meia, com direito a algumas paradas. Depois de percorrê-la  você pode decidir aonde quer voltar com mais calma.




A cidade é enriquecida pela combinação de imigrações europeias – como alemães, italianos, poloneses e ucranianos. Na sua formação histórica, a demografia de Curitiba é o resultado da miscigenação das três etnias básicas que compõem a população brasileira: o índio, o europeu e o negro. Mais tarde, com a chegada dos imigrantes, especialmente polonesesucranianositalianosalemães e japoneses, formou-se um caldo de cultura singular, que caracteriza a população da cidade, seus valores e modo de vida. 

                                     Ficheiro:OperaDeArame.WireOperaHouse.CuritibaBrasil.jpg

Justamente devido a essa grande diversidade, Curitiba oferece aos visitantes muitas opções gastronômicas de qualidade (mais de 5 mil restaurantes) até mesmo no centro da cidade (não deixe de experimentar o pinhão)  Uma das grandes pedidas é o Bairro de Santa Felicidade, lotado restaurantes italianos, com comida farta e preço accessível, além dos excelentes vinhos da casa.  Mas os cafés coloniais, as comidas de inverno e as deliciosas tortas são também uma escolha certeira.




Para quem tiver tempo recomendo o passeio de trem pela Serra do Mar.  A viagem pode ir até Morretes ou Paranaguá e dura aproximadamente 4 horas.  Mas vale mesmo a pena.  É realmente maravilhoso!



Para quem tiver tempo recomendo o passeio de trem pela Serra do Mar.  A viagem pode ir até Morretes ou Paranaguá e dura aproximadamente 4 horas.  Mas vale mesmo a pena.  É realmente delicioso!

Para trazer uma lembrança, escolha entre a enorme quantidade de trabalhos típicos das diversas culturas da cidade. Visite a Feira de Artesanato de Curitiba, que acontece aos domingos.


O artesanato paranaense é um dos destaques da 11ª edição da Feira Internacional de Artesanato - Fiart, que está sendo realizada desde o último dia 20, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte. Na foto as pessankas. Foto Roberto Corradini-SECS


Boa Viagem !!!


Fotos : Wikipedia
           Portal 2014























Nenhum comentário:

Postar um comentário