segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DRESDEN, COMO RENASCER DAS CINZAS

Localizada à margem do Rio Elba, Dresden, na Alemanha, é uma cidade surpreendente.  Patrimônio da Humanidade, é uma cidade linda, que une o moderno ao antigo, tranquila e encantadora.



O mais curioso é que foi quase totalmente destruída por bombardeios aliados durante a Segunda Guerra, quando era dominada pela Alemanha comunista.  Então, praticamente tudo que vemos na cidade "antiga" é na realidade novo,  um renascimento das cinzas, concluído em 2006, recriando o que a cidade era antes da Guerra. Por outro lado, o que é chamado de cidade nova, não atingida pelos bombardeios, é do Século XVII.

A Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora)  por exemplo, foi reconstruída tijolo por tijolo e, manteve na fachada alguns tijolos enegrecidos para ter em mente  a antiga construção. Impressionante!!

Repare na Semperoper, a casa de óperas da cidade e  no Fürstenzug, um mural de porcelana que resistiu às bombas.  Aliás, porcelana é o produto mais típico da cidade e, para quem se interessar,  existem passeios para visitar suas fábricas. 

Enfim, Dresden consegue a façanha de reunir numa cidade pequena muita Arte, História e Cultura.

Boa Viagem!!








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário