segunda-feira, 28 de novembro de 2011

SIERRE " LA CITÉ DU SOLEIL"


Hoje estou começando uma nova série de posts no marcador Viagens, com imagens muito especiais: Convidei meus amigos que moram em outras cidades a dividir conosco suas experiências. 


E não podia começar melhor : Aída está morando na Suiça,  em Sierre, que fica a pouco mais de 100 Km de Genebra, e nos conta e mostra um pouco sobre essa linda cidade.


A Suíça é dividida em 26 Cantons (estados), que estão divididos por três idiomas: Suíça Romande (francês), Suíça Allemand (alemão), Suíça Italiaine (italiano).  Estamos na Suíça Romande, no Canton du Valais,  mas com muitas influências italianas, especialmente na alimentação.  O principal idioma é o francês.

Dez por cento da população suíça é constituída de portugueses. Hoje já se vê a presença dessa cultura de forma muito clara por aqui, em todos os sentidos. 

No Valais (região dos vales) encontramos as maiores estações de esqui: Crans Montana, Verbier, Nandaz e Zermatt, a maior, conhecida mundialmente, e que fica no ponto mais alto da Suíça.


O que mais nos chama a atenção aqui é o nível de Educação, não só a formal como também a das pessoas no dia a dia do país.

Já na alimentação,  além do fantástico chocolate, temos os tradicional "Raclete" e   "Fondue"  (queijo ou carne),  além de pizzas e massas. Há ainda um exclusivo pão de seigle (centeio) . Comemos também muitos cogumelos e aspargos (aliás, receitas maravilhosas!) e se bebe muito vinho. O Valais é o maior produtor de vinho da Suíça.

Uma atração que é muito visitada é a barragem Grande Dixence. Essa barragem é formada por dois glaciares, a mais de 2.500 metros, e fornece energia e água para uma boa parte da população suíça. Outro atrativo é o Combat de Reines (luta de vacas).

As pessoas aqui se recolhem muito cedo, até porque a maior parte da população é de idosos. Quase não existe vida noturna, exceto aos sábados, dias santos e datas comemorativas.

Pra quem quer descansar, desestressar, respirar, viver a natureza...É perfeito! As quatro estações aqui tem as suas características muito bem definidas.

É só escolher uma delas e vir passear!
http://www.sierre.ch/


Nenhum comentário:

Postar um comentário