terça-feira, 15 de novembro de 2011

BAHIA, TERRA DA FELICIDADE

Dizem que baiano não nasce, estreia!! Não é pra menos.  A Bahia é um lugar mágico, a começar pela sua capital : Salvador.


Se você gosta de festas, esse é o seu lugar. Não só no carnaval, onde o "povo" pula sem parar por uma semana, como também nas inúmeras festas religiosas.  Aqui as religiões se misturam e se integram de uma forma que nenhum ecumênico ousaria sonhar.

Pra você conhecer um pouco da cidade você precisa de no mínimo três dias inteiros, e entrar no ritmo gostoso e devagar do baiano, que aliás no trânsito não tem nada de devagar.  Quando eu perguntei a um deles porque eles, tão calmos, corriam tanto no trãnsito ele me respondeu com aquela gargalhada que só os baianos tem  : "se avexe não, minha rainha! É pra poder ficar mais tempo à toa, ó xente".

 O anoitecer numa das praias soteropolitanas tomando uma água de côco é algo inesquecível (pode ser Itapuã, Amaralina ou Praia do Forte,  três ícones da cidade). Se você não puder ir a todas as igrejas (são dezenas) eu recomendo pelo menos a da Conceição da Praia, a  do Senhor do Bonfim (início e final da Festa da Lavagem do Bonfim, que acontece em janeiro) e a de São Francisco.

Faça uma viagem no Elevador Lacerda  e passeie pelo Pelourinho (o Pelô!), muito bem preservado com belas ladeiras e casario. Um lugar para esquecer da vida, e se imaginar convivendo com um dos personagens de Jorge Amado!

O Mercado Modelo, com suas barraquinhas de artesanato é visita obrígatória mesmo que você não queira fazer suas comprinhas  lá.  Afinal todo mundo quer comprar as figas de guiné e o berimbau (que é um trambolho para trazer na viagem de volta, mas ninguém resiste !!)

Na hora de comer, você pode escolher entre as dezenas de iguarias baianas, mas não deixe de provar no mínimo o acarajé e a cocada, de preferência numa das bancas de baianas espalhadas por toda a cidade. Os sucos e sorvetes das maravilhosas frutas típicas também não podem faltar!

A bela foto acima foi tirada pela minha amiga Eliane, na Praia do Forte, a 50 Km de Salvador, um vilarejo super preservado, com muitas atrações, e  onde também funciona o Projeto Tamar (Preservação das Tartarugas Marinhas) , e que vale a pena ser  visitado, principalmente com as crianças. 
Enfim,  os aromas, sabores e cores da terra que produziu  Caetano, Gil, Bethania, João Ubaldo, Castro Alves, Caymmi, Wagner Moura e tantos, tantos outros é um lugar para não se esquecer.


Você nunca foi à Bahia? Então vá!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário