quarta-feira, 1 de junho de 2011

CINEMA NOIR


O tipo de estética cinematográfica, presente nas décadas de 40 e 50, na época da depressão, incluía como personagens   gangsters, detetives e  heroínas fatais. Quase sempre filmado em preto e branco, refletia uma  época de pessimismo , decadência  e submundo das metrópoles.  A palavra é francesa (negro), mas as principais  produções são de Hollywood. 

Apesar de não serem noir clássicos, já que mais modernos, os três filmes abaixo,  tem muitos elementos dessa  estética :
1 – Chinatown – de Roman Polanski (1974) , Jack Nicholson, é um detetive especializado em casos conjugais, contratado por uma mulher para investigar seu marido. Maravilhosas atuações de Faye Dunaway, John Huston e John Hillerman num filme realmente imperdível.

2 – Uma cilada para Roger Rabbit - de Robert Zemickis (1988)  Sim!!! Esse genial filme/animação tem todos os elementos dos tradicionais filmes noir:  detetive (Bob Hoskins),  gangsters e a mulher fatal Jessica (dublada por Kathleen Turner e por Amy Irving quando canta). Inclui também Christopher Lloyd.  
3 – Cliente morto não paga - A comédia, de Carl Reiner (1982), é uma bela homenagem aos filmes noir.  Através da genial montagem, o detetive (Steve Martin) contracena com vários icones do cinema noir da décadas de 40/50. A heroína é vivida por Rachel Ward.

Bom filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário