quarta-feira, 25 de maio de 2011

ODE A ESPERANÇA


   A ESTRADA DA VIDA
                                                                                               Ophelia Barros Pires
               Quando chegamos ao ocaso da existência, e olhamos o passado que se foi tão cheio de quimeras e ilusões, nossa alma se confrange ao pensar nas lágrimas e sorrisos que espalhamos.
                É nesses momentos cruéis que acordamos alguma fibra que dormia dentro de nós. Ah! O quanto é longa e tortuosa esta caminhada!
Em nossos olhos guardamos sempre uma lágrima por uma alegria que se foi; em nossos lábios há sempre um sorriso deixado por um sonho que nos embalou; e assim, de ilusões em ilusões, de desenganos em desenganos, seguimos nossa marcha, qual beduíno sedento em busca de um oásis.
Só existe neste extenso caminho uma flor que jamais deixará de vicejar: A ESPERANÇA, essa deusa miraculosa que torna nossa existência mais suave.
Quem não guarda em seu coração uma esperança? No amanhã se resume nossa ventura. Sim, por mais desalento que tenhamos, sempre divisamos alguma esperança a nos acenar um gesto acolhedor!
A criança, descuidada e inocente, a cada momento acalenta a esperança de um novo brinquedo.  Os velhos, a esperança de ver raiar o sol mais uma vez, de ouvirem os pássaros gorjearem. Os moços têm o coração a transbordar de esperanças no futuro, na felicidade que às vezes não chega nunca.
Ó fada consoladora, que nos envolve em teu manto multicor e fantasias: não nos abandones nunca.  Continue a espalhar venturas para que os corações, que como o meu chegaram ao ocaso da existência, possam terminar sua peregrinação neste mundo confiantes e felizes.
Esperança : poeira doirada que nos faz sorrir ao futuro, embala meu pobre coração ferido pelos desenganos e dai ainda uma vez uma doce esperança que o acalente e o conforte.
 Rio, 12 de dezembro de 1942

3 comentários:

  1. AMEI !!! ...

    Fiquei muito emocionada !!! ...
    Palavras lindas e sábias !!! ...
    Gostaria imensamente que MINHA MÃE estivesse aqui para presenciar esse momento e essa linda homenagem sua para a nossa adorável VOVÓ OPHÉLIA.Mas, com certeza, num lugar mais lindo que se possa imaginar, as duas estão bem juntinhas olhando por nós !!!
    AMEI !!! ... Beijinhos ...

    ResponderExcluir
  2. AMEI !!! ...

    Fiquei muito emocionada !!! ...
    Palavras lindas e sábias !!! ...
    Gostaria imensamente que MINHA MÃE estivesse aqui para presenciar esse momento e essa linda homenagem sua para a nossa adorável VOVÓ OPHÉLIA.
    Mas, com certeza, num lugar mais lindo que se possa imaginar, as duas estão bem juntinhas olhando por nós !!!
    AMEI !!! ... Beijinhos ...

    Luciana Pires.

    ResponderExcluir
  3. Também achei lindo, apesar de triste como quase tudo que ela escrevia. Tenho certeza de que ela(s) está(ão) torcendo por todos nós. Bjs

    ResponderExcluir