domingo, 22 de maio de 2011

VIAJANDO DE CARRO

Viajar de carro pode ser uma aventura.  Se boa ou ruim depende de muitos fatores.

Adoro viajar (de avião, trem, carro, navio, foguete, imaginação) e desde criança, quando se falava em viajar era de carro (ou então de ônibus, já que as finanças não permitiam vôos mais altos, literalmente).  Viajar no seu próprio carro te dá uma liberdade que nenhum outro transporte possibilita.  Você decide quando, onde e quanto tempo parar e ficar.  Você pode adaptar seu roteiro, de acordo com o que encontrar pela frente.


Minha função predileta é ficar de "co-piloto", acompanhando pelo guia os mapas passo-a-passo, verificando distâncias, atrações, estradas.  E olha que sou boa nisso!

Aqui em casa criança nunca foi impedimento para viajar, muito pelo contrário: criança que se acostuma com hotéis, restaurantes e estrada desde cedo, será um turista melhor. É só  adaptár o roteiro para cada faixa etária : não vale levar o bebê para uma peregrinação em museus, assim como não vale levar um idoso para um parque de diversões radical. As recomendações são as mesmas para as viagens em qualquer outro tipo de transporte (uma muda de roupa e remédios a mão, água e pequenos lanches para "enganar" o estômago até a próxima parada, brinquedos ou jogos para distrair). Elas vão adorar e você vai passar horas muito agradáveis.  Acredite em mim!.

O que vale e o que não vale :

1 - O mais importante  é checar antes as condições do veículo. Enguiçar na estrada é muito chato.
2 - Fique de olho no combustível e não esqueça que as vezes você pode demorar a encontrar um posto.
3 - Isso vale também para banheiros.  Quando ver um lugar legal para parar, pare! Abasteça, vá ao banheiro, compre o que estiver precisando.  Se você não conheçer muito bem a estrada,  não sabe quando vai aparecer outro!
4 - Leve dinheiro a mais.  Imprevistos acontecem, principalmente viajando por sua própria conta
5 - Só porque você está de carro não quer dizer que pode carregar a casa toda.  Tenha bom senso!
6 - Do mesmo jeito, não leve gente demais no carro.  Viagens longas podem se tornar desconfortáveis se você não puder se mexer no banco.
7 - Faça um roteiro antes. Pesquise as condições das estradas, disponibilidades em hotéis, locais de parada, etc. É claro que improvisos fazem parte da viagem de carro e podem tornar o passeio mais rico, mas isso não quer dizer que é legal parar para pernoite numa cidade e descobrir que não tem hotel num raio de 200 km.  É importante comprar um guia atualizado e levá-lo na viagem.
8 - Escolha com cuidado os companheiros de viagem (vide meu post). Dentro de um carro então eles podem arruinar suas férias.
9 - Não vale também todo mundo dormir e deixar o motorista sozinho.  Leve música boa e mantenha o papo animado. 
10 - Se for até o exterior, verifique a documentação e todos os procedimentos necessários para atravessar as fronteiras.

Boa viagem!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário