sábado, 12 de março de 2011

TINTIM BRUXELAS

O que você diria de um país que está há quase um ano sem Governo. Que estaria numa bagunça, não é ? Errado!!!  Passeando pelas ruas de Bruxelas,  nada faz você desconfiar de que "existe algo de errado no reino da Bélgica", que atravessa uma crise política sem precedentes. Tudo continua funcionando perfeitamente bem !!

Apesar de não ter me encantado, a Capital da União Européia  é charmosa, limpa e organizada. A parte mais bonita da cidade  é a Grand Place (Patrimônio Cultural da Humanidade), principalmente à noite, quando fica toda iluminada, repleta de cafés.  O Arco do Triunfo (em quase todos os países tem um, por motivos diferentes), situado no lindo Parque do Cinquentenário,  também vale a visita .

Por outro lado o Atomium, não me pareceu nada de especial, apesar de impressionar pela grandiosidade.  O Manekken-Pis (bonequinho fazendo xixi) é pequeno e meio decepcionante, principalmente para os cariocas, que tem um irmão dele, o Manequinho, bem maior,  perto da sede do Botafogo (1 m, enquanto o de Bruxelas mede 30 cm aprox.). 

A Bélgica tem duas línguas oficiais, o francês  e o flamengo (holandês), e  absolutamente tudo (de letreiros a embalagens)  está escrito nos dois idiomas.  Na prática, porém quase todos também falam alemão e inglês, logo  não se preocupe : de alguma forma você vai conseguir se comunicar na terra de Tintim.

Como é uma cidade cosmopolita, a comida aqui não é barata, então pesquise antes. O forte  são os frutos do mar. As batatas fritas  são obrigatórias, acompanhando uma cerveja e, é óbvio,  o chocolate belga de novo (há muitas lojas e são todos ma-ra-vi-lho-sos!). Não deixe de aproveitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário