sábado, 19 de março de 2011

ROTTERDAM ARQUITETÔNICA

Rotterdam, no sul da  Holanda,  foi uma grata surpresa nessa viagem.  Como é um porto (um dos maiores do mundo, totalmente automatizado) sempre a imaginei como um lugar obscuro, cinzento e poluído. 
Nada disso : Rotterdam é clara, limpa e moderna. Já que grande parte dela foi bombardeada na 2a. guerra, a maioria dos prédios são novos e sua arquitetura  é considerada futurista e inusitada.  É super interessante observar os vários tipos de construções, a maioria com formas arrojadas.
Como é uma cidade grande, Rotterdam oferece todo o conforto e comodidades, como transporte público eficiente, grandes shopping centers, restaurantes, etc. O lado cultural também é muito forte, com vários museus, galerias de arte, etc. 
Embora tenha conhecido Rotterdam só de passagem, e de reconhecer a sua importância cultural, fiquei com a impressão de que é uma cidade voltada basicamente para negócios, apesar de ser imperdível  para quem é interessado em arquitetura.

Uma dica importante que vale para toda a Holanda e muitas cidades da Bélgica também : não deixe de ir ao banheiro quando tiver oportunidade, mesmo que não esteja com muita vontade. E tenha sempre os 30 centavos de euro trocado.  Em quase todos os lugares você paga para usar o banheiro, inclusive nos restaurantes e lanchonetes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário