quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

URUGUAI - CASAPUEBLO



No dia seguinte, embora a chuva continuasse, fomos visitar a tão famosa Casapueblo, que fica em Punta Ballena, a cerca de 16 km de Punta del Este.






Por mais que todos lhe tenham dito e mostrado sobre a maravilha desse lugar, nenhum deles consegue descrever o que é se deparar com aquela construção monstruosa, branca, linda, na encosta do mar.


Carlos Paez Vilaró fez aqui sua mais bela e impressionante obra de arte. Tão intrigante que, consta que Vinícius de Moraes, na época embaixador brasileiro no Uruguai, teria feito pra ela a música "A Casa" (era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada....).


Talvez não seja coincidência, o complexo, segundo o próprio arquiteto, quando visto de cima, ter a forma do Brasil...


Toda construída a mão, pelo próprio Vilaró, ajudado por amigos e pescadores, como uma escultura de tela, coberta de cimento, encravada na encosta. No princípio era um pequeno ateliê, ao qual as centenas de cômodos foram se juntando, formando essa imensidão branca.



Ao mesmo tempo em que parece um ninho do pássaro joão-de-barro (hornero, em espanhol), lembra as construções das Ilhas Gregas e do arquiteto espanhol Gaudí.


Atualmente essa cidade-escultura, de mais de 4.000 km, inclui o museu, a galeria de arte e um hotel de luxo, que fica dentro da estrutura.  



Vilaró faleceu em 2014, aos 90 anos, mas sua viúva ainda mora numa ala da construção. Seus gatos também ainda perambulam por todo o local. 



O museu não tem horário fixo para fechar, muda todos os dias, de acordo com o por do sol.  Nessa hora acontece diariamente a "Cerimônia do Sol", quando, a medida que o sol vai se pondo, se escuta um poema escrito e declamado pelo próprio Carlos Vilaró.



http://www.casapueblo.com.uy/es/

Ficamos muito tristes por não poder ver esse espetáculo, pois chovia muito, e era nosso último dia, mas, com certeza,  pretendemos voltar um dia para presencia-lo.


Mas, pelo vídeo abaixo (youtube), vocês podem ter idéia da emoção que deve ser essa "Cerimônia".





Depois eu conto mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário