sexta-feira, 31 de agosto de 2018

DICAS DE VIAGEM



 Como boa virginiana, acredito que prevenir é sempre melhor do que remediar.  Já me disseram até que eu quero "prever o imprevisto". 😜

Então aqui vão algumas "diquinhas" que podem ajudar em nossas viagens e evitar que entremos em algumas "furadas" mundo afora:


1) Essa é importantíssima : tire cópia do passaporte e de outros documentos. Deixe os originais guardados no cofre do hotel,  e ande somente com as cópias. Roubos podem acontecer em qualquer lugar do mundo, acredite.

2) Também guarde no cofre do hotel dinheiro e cartões de crédito que você não vai precisar naquele dia. Coloque na bolsa somente a quantia que você pretende gastar no dia.

3) Não esqueça do seguro viagem, obrigatório para a maioria dos países.  Leve em sua bolsa todos os dados(ou apólice), para casos de emergência.




4) Antes de viajar, anote em uma agenda os números de cartões de crédito, conta bancária, etc. Anote também o endereço e telefone da embaixada brasileira das cidades que vai visitar.

5) Não esqueça de desbloquear para uso internacional o cartão de crédito e débito que você vai levar(mesmo que você não tenha intenção de usar).

6) O mesmo vale para o seu celular. Ligue para a operadora e desbloqueie, caso você precise usar.

7) Leve a receita dos remédios que você toma. Comprar remédios sem receita não é fácil no exterior.

8) Coloque em sua bolsa os remédios fundamentais com as respectivas receitas.  O demais (a "farmacinha"), pode ir na bagagem despachada.

9) Lembre-se que você não pode levar nenhum líquido ou creme em embalagem de mais de 50 ml (e coloque-os em saquinhos transparentes que devem passar separados na esteira). Isso inclui todo e qualquer líquido ou creme.  Você não quer ter que jogar fora seu líquido da lente de contato na hora do vôo, né?  Aerosol também é proibido.

10) Nenhum objeto cortante (nem aquela sua inocente tesourinha , cortado de unha, lixa de metal) são permitidos na bagagem de mão.  Coloque tudo na mala grande que vai ser despachada.

11) Na mala de mão, coloque uma ou duas mudas completas de roupa, para prevenir caso você tenha problemas de extravio ou atraso na bagagem despachada.  Leve na mão o casaco.

12) Fique atento ao tamanho da mala de mão permitida. Cheque com a empresa aérea. Houve mudanças nessas regras! 

13) Eu costumo escolher uma bolsa grande para usar no dia do vôo.  Assim, já posso colocar alguns itens alí, sem usar o espaço da mala de mão.




14) Aprenda pelo menos algumas palavras no idioma do país que você vai visitar.  É simpático e vai lhe abrir portas.

15) Leia também sobre o seu destino, principalmente costumes, comida, feriados, etc. Isso evita que você entre em furadas.

16) Isso também vai lhe ajudar a aproveitar melhor cada lugarzinho, experimentando a comida local (sem exageros),  visitando aquele local imperdível, e interagindo com a população.




17) Em muitos países, o uso  do  banheiro de restaurantes, paradas em estrada, etc,  é pago. Tenha moedas em mão.

18) Se você vai usar transporte público, se informe sobre a compra de bilhetes, etc. Em algumas cidades, você tem que já ter o bilhete, porque não são vendidos dentro dos ônibus. 

Espero que essas informações lhe ajudem a ter aquela viagem dos sonhos e,  caso queira saber um pouco mais de como eu planejo minhas viagens, esse post aqui também fala sobre isso.


BOA VIAGEM!!!

2 comentários:

  1. Que "diquinhas" maravilhosas. Não falta nada, eu acho.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou. É claro que podemos adicionar mais centenas de dicas úteis, mas considero essas as mais importantes. Obrigada pela visita. Beijos

    ResponderExcluir