quarta-feira, 8 de março de 2017

ANDALUZIA & MARROCOS - Córdoba

A partir de Cáceres, entramos na Andaluzia, chegando a Córdoba, capital da Província de mesmo nome.

O primeiro lugar que visitamos foi a Mesquita Catedral, uma das obras mais impressionantes que tive a oportunidade de conhecer na vida. Mármore, granito, pedras de vários tipos...


Imaginem que sob essa catedral havia um templo romano e visigodo,  onde os árabes construíram, no século VIII, sua linda mesquita,  e hoje é uma igreja católica. Mas como quase nada foi destruído, podemos ver as várias "camadas" juntas num mesmo espaço. Observe como não existem colunas iguais, já que os muçulmanos aproveitaram as colunas de várias ruínas diferentes para construir sua mesquita.



E elas convivem com numa harmonia tão perfeita, que nos comove pela beleza  e pela possibilidade de co-existência das várias formas de arte.


Os católicos, por sua vez,  acrescentaram as imagens, pinturas e alguns detalhes, preservando toda a obra na íntegra. Imaginem se cada um dos "conquistadores" tivessem destruído o templo anterior....


                                 

Quanta beleza teríamos sido privados de conhecer!


Saindo da Catedral, ficamos boquiabertos de novo ao nos deparar com a ponte do tempo dos romanos sobre o Rio Guadalquivir. Bela, preservada e imponente.




Hora então de passear pela cidade, reparando na beleza das portas, cada uma mais bonita do que a outra, com um trabalho artesanal requintadíssimo.



Com direito a passagem pelo Museu de Arte Taurino, com suas laranjeiras, como toda a Andaluzia.


E pelas ruas encantadoras do bairro judeu (Patrimônio Histórico da Unesco) ...


floridas e repletas de restaurantes e lojinhas. 


Depois disso tudo, é tempo de dar uma paradinha, para um bocadillo de jamón ibérico.  

Fonte : wikipedia

Está servido?


Nenhum comentário:

Postar um comentário