quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

DIA DOS REIS MAGOS


No Brasil, o dia 6 de janeiro é o  dia de desarmar a árvore de natal e o dia em que consideramos encerradas as festas de fim de ano.  Em muitos países no entanto, esse é o dia da troca de presentes (coerente, não é? Afinal foram os Reis Magos - Gaspar, Belchior e Baltazar-  que levaram  Ouro, Incenso e Mirra - para Jesus!).   Esses 3 livros se passam no Dia de Reis:


1- Noite de Reis, William Shakespeare - Uma das comédias mais leves de Shakespeare, mas como sempre recheada com as verdades mais profundas do ser humano.  Dia de Reis, dia de festa na Inglaterra e de presentear os empregados.  No entanto, nem todas as pessoas se divertem nem reagem do mesmo modo às celebrações e aos amores.

2 - A Caravana do Oriente, de Fábio Sombra - Uma turma de crianças vai passar as férias de  fim de ano no interior do Estado de Minas Gerais, onde vivenciam a Folia de Reis, costume tão presente naquela região, mas praticamente extinto em outras cidades do Brasil.  O livro inclui ainda uma coletânea de informações e curiosidades sobre as Festas de Reis.

3 - Os Reis Magos, de Nani - Nessa história em quadrinhos infanto-juvenil, o cartunista representa os Reis Magos perplexos diante das iniquidades do Natal atual. Apesar da visão anárquica, representa uma crítica à comercialização e banalização dos festejos natalinos, e às figuras do presépio.

Boa Leitura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário