terça-feira, 17 de janeiro de 2017

COMPANHEIROS DE VIAGEM

Tem um ditado que diz : se queres conhecer bem uma pessoa,  viaje com ela.  Acho que nenhum ditado é tão acertado com relação a pessoas.  Só depois que você faz uma viagem com alguém (ou então casa com ele), você pode dizer que o conhece de verdade.


Nas viagens, não sei se as pessoas se sentem mais livres (ou será que mais inseguras) e é aí que começam a mostrar seu verdadeiro eu.

Já entrei em muita furada, devido a companhia errada de viagem.  E olha que todas elas eram pessoas que eu conhecia bem.

A minha listinha de maiores defeitos dos companheiros de viagem inclui :

1 - Consumistas : Aqueles que vão sempre com uma "lista de compras" não só pra si, mas também com várias "encomendas" para a família. Você perde um tempo precioso em que podia estar conhecendo lugares e fica só passeando em lojas.

2 - Os aproveitadores : Os que estão sempre esperando uma "bocada", ou seja, não pagam nada, não planejam nada, não sabem de nada. Ficam literalmente nas suas costas para tudo, desde o transporte (no seu carro, é claro), seu casaco e até o seu cartão de crédito, que "vão pagar assim que retornarem de viagem".

3 - Os mesquinhos : ficam tentando economizar em tudo, inclusive  em coisas ridículas, como gorjetas, e transporte. 

4 - Os mal-educadas : tratam mal as pessoas, principalmente empregados, jogam lixo no chão, falam alto demais  e não respeitam os costumes locais, entre outras coisas, fazendo você pagar os maiores "micos".

5 - Os chatos :  reclamam de tudo, não sabem apreciar o que as diferentes cidades tem de melhor. Tem a mente fechada e estão sempre criticando alguma coisa.

6 - Os "bebuns" :  "Tomam todas" e na hora de ir para o hotel passam mal, vomitam em tudo e você tem que ir arrastando o mala até o quarto (isso quando não tem que levar para o hospital para uma dose de glicose), escutando suas lamentações.

7 - Os impontuais - Tem  sempre uma desculpa incrível para  nunca chegar na hora.   Acham que o seu tempo é mais importante do que o que quem espera. No caso das viagens isso é pior porque os aviões, etc, não esperam e os hotéis tem hora para entrar e sair.

É por essas e outras que eu agora só viajo com algumas pouquíssimas pessoas muito especiais.  Gente que topa tudo, mas sem delírios, que economiza mas sem neuras, que exige seus direitos mas sem baixo astral  e que compra o que dá para comprar, nos intervalos dos passeios, mas sem "encomendas".

Pessoas que acrescentam, participam, e estão a fim do que é melhor das viagens : conhecer gente, lugares, hábitos e sabores, sabendo que pra isso alguns imprevistos virão mas que é isso que faz de cada viagem uma  aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário