quarta-feira, 17 de agosto de 2016

SANTIAGO DO CHILE


Se você está louca pra ver neve e não quer, ou não pode, ir a Europa na temporada, o Chile é uma das melhores opções para você.


A poucas horas de vôo do Brasil, com excelente custo benefício em passagens e hospedagem, esse é o destino do momento.

Entre as lindas Cordilheiras dos Andes, fica Santiago, e, para qualquer lado que você olhe, lá estão elas : lindas, onipresentes e intrigantes.




Apesar de não ser uma cidade barata, você consegue, com paciência e informação, fazer um ótimo passeio com pouca grana.

Santiago é uma cidade ótima pra andar a pé, com bastante segurança nas ruas, um sistema de metrô bom e barato, e com opções, seja qual for a sua galera.

No primeiro dia fomos ao Centro da cidade, vimos a La Moneda só por fora, 



porque era um sábado e não estava aberta.  


 Em compensação, adoramos o Centro Cultural de la Moneda, com várias exposições, entrada franca e um lindo lugar para uma paradinha entre as atrações.




Também estivemos na Plaza de las Armas, 






na Catedral 



e ainda no Museu de Arte Precolombiana:



Já comida, apesar de meio cara, pode ser encontrada a preços razoáveis nos "menus del día", em quase todos os restaurantes, que inclui entrada, prato principal, sobremesa e as vezes, vinho.



O pastel de choclo (olha a foto),  que do nosso  pastel não tem nada, é uma delícia e presente em muitos restaurantes. Outra coisa imperdível é a empanada, diferente da argentina, mas deliciosa do mesmo jeito. Também provamos a Torta Três Leches e outras sobremesas bacanas. 

Além disso, o vinho aqui é ótimo e barato.  Aproveite e também traga várias garrafas na volta.

Como ficamos poucos dias, tivemos que fazer opções difíceis e estabelecer prioridades. Abrimos mão dos passeios às estações de esqui, até porque não pretendíamos esquiar e já temos visto bastante neve nos últimos anos. Não deu tempo também de visitar uma vinícola.

Optamos por ir a Viña del Mar , num passeio bate e volta que incluiu Valparaíso .  




Viña del Mar, apesar de bonita, não me encantou tanto, a não se pela possibilidade de colocar o pé no Oceano Pacífico (só o pé mesmo, porque a água estava congelante,kkk).  





Fomos ver o relógio das flores e  Museu Fonck, que tem um moal original da Ilha de Pascoa. 



Pra quem quiser se aventurar, há também um bom cassino.



Já Valparaíso é uma cidade bem mais pitoresca, com ladeiras lindas e cheias de vida. 



É também onde fica uma das casas do poeta Pablo Neruda




Um dos lugares mais de que mais gostei foi o a torre do Sky Costanera, que fica no shopping do mesmo nome, onde, do alto do 61° andar você tem uma visão privilegiada da cidade, cercada pelos Andes. 



É uma paisagem de tirar o fôlego, com direito a apreciar tudo com calma.



Ficamos num hotel pertinho, em Providência, e isso nos facilitou bastante a vida, não só pela proximidade do metrô, como também para compras no supermercado ótimo que tem lá, casa de câmbio para emergência, lanches, e etc.


Para as  comprinhas (é só uma parte porque muitos já dei de presente, o que era de comer, já era(o chocolate Sahne Nus, foi o primeiro) e parte do que era líquido também...kkk) recomendo a feirinha em frente ao Cerro Santa Lúcia, onde há souvenirs e artesanatos a bons preços. As bebidas você pode comprar no Free Shop de Santiago, que tem os preços bem razoáveis, ou nos supermercados.



Como sempre faço em viagens, pesquiso bastante antes de viajar para diminuir a possibilidade de "entrar em furadas".

Na viagem ao Chile não foi diferente, e o blog que me facilitou a vida, e que considero o mais completo sobre o país é o Nós no Chile, da querida Rosi, que é super atenciosa e responde todas as perguntas que você tiver. Só tenho a agradecer pelo sucesso da nossa viagem!

E agora, o que você está esperando? Mãos a obra e aproveite o inverno pra ir!

Boa Viagem!



5 comentários: