segunda-feira, 10 de junho de 2013

CAPITAIS DA COPA XII - PORTO ALEGRE

http://www.portal2014.org.br/midia/andamento-obras-obras/thumb297.jpg

Chegamos a Porto Alegre, e  ao fim de nossa viagem pelas capitais da Copa do Mundo de Futebol 2014. Nessa última cidade da série seremos observados pela Estátua do Laçador, símbolo maior da capital do Estado do Rio Grande do Sul :






Localizado no Extremo Sul do Brasil, fronteira com Argentina e Uruguai, o Rio Grande do Sul é um Estado multiétnico, moderno e ponto de encontro de várias culturas. A chegada de imigrantes de todos os cantos do mundo traçou o destino do estado e do povo, identificado com suas raízes e pluralidade cultural, com grande consciência política e social.



File:Casa de cultura mário quintana.jpg

Entre os principais locais a serem visitados em Porto Alegre, eu sugiro a Casa de Cultura Mario Quintana,  o Teatro São Pedro, a Catedral Metropolitana, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, a Fonte Talavera de la Reina (em frente ao Paço Municipal) o Santander Cultural e o Parque Farroupilha.

                              Ficheiro:TSPedro-PortoAlegre.jpg

O clima gaúcho conta com quatro estações bem definidas :  altas temperaturas nos meses de verão (dezembro, janeiro e fevereiro) enquanto que no inverno, são comuns temperaturas abaixo de 10º C e até mesmo negativas.

Na arquitetura, a cidade se caracteriza por conservar edifícios antigos e construções modernas. A área rural da capital, localizada na Zona Sul, apresenta ainda opções de turismo de natureza. 

                            Porto Alegre - City Hall


Além disso, como o estado está localizado bem ao sul do Brasil, com uma paisagem ímpar, o povo gaúcho nasceu marcado pelo espírito guerreiro, herdado das batalhas de fronteiras entre Portugal e Espanha na época da formação do novo continente.  Ele também têm diversas características culturais em comum com os  vizinhos da Argentina e do Uruguai, da música folclórica ao hábito de beber o chimarrão. 

Porto Alegre fica às margens do Rio Guaíba (de onde se pode admirar um belo por do sol) exatamente no ponto de convergência de outros cinco rios, os quais formam a enorme Lagoa dos Patos. 

Essa mesma mistura de povos e culturas faz Porto Alegre contar com  variadas opções de bares, boates, teatros, casas de shows e restaurantes, centros de compras, parques e praças. 


O gosto pela carne assada, o  "churrasco",  e o "mate" ou "chimarrão", passado de mão em mão nas rodas de conversa são a identidade de todos os gaúchos.  


Então é claro que churrasco é um programa obrigatório (experimente também o arroz de carreteiro), de preferência assistindo um show de música e danças típicas.   Acompanhe com um vinho local, já que o  Estado é o produtor dos melhores vinhos do país. E de sobremesa, que tal o sagú com creme?



Para trazer de lembrancinha, além da  sempre lembrada  'cuia de chimarrão", dê uma olhada nos objetos de couro, nos acessórios para churrasco e vestimentas (ponchos, botas, casacos) típicas gaúchas.


Boa Viagem!!

Fotos > Portal 2014
             Wikipedia



Nenhum comentário:

Postar um comentário