quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

LIVRO X INTERNET


Hoje vou comentar só um livro, porque acho que esse título merece um comentário mais profundo, em especial para nós, que usamos tanto a internet no nosso dia a dia :

O Filtro Invisível : o que a internet está escondendo de você, de Eli Pariser


Sempre que pensamos em internet, sites de busca, sites de relacionamento, etc, imaginamos que é um instrumento feito para nos auxiliar em nossas atividades e vida social.  E é mesmo!  Importantíssimo e fundamental nos dias de hoje!   Só que não é só isso:

Por trás de todos esses serviços, está uma enorme estrutura feita para facilitar você, mas ao mesmo tempo,  essas facilidades podem produzir cidadãos de segunda categoria, preocupados apenas com seus próprios interesses. É aí que entra o interesse comercial, que utiliza de suas preferências para vender produtos.

Com algumas "revelações" surpreendentes, esse livro nos faz analisar e ter uma visão mais crítica e atenta do mundo virtual. Para que não nos tornemos simples autômatos diante do que nos é apresentado é necessário que busquemos sempre o equilíbrio e a razão diante do que nos interessa versus o que está acontecendo fora do nosso mundo particular.

Considero uma leitura fundamental, especialmente  para aqueles que,  como eu, usam muito a Rede.


Boa Leitura !!

2 comentários:

  1. Boa.. gostei da breve visão que vc fez do livro. Deu vontade de ler. Vou procurar. Abraços, Van

    ResponderExcluir