quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

CAPITAIS DA COPA VII - BRASÍLIA



A supermoderna Capital do Brasil, que recebe também o jogo de abertura da Copa das Confederações 2013, foi inaugurada em 1960, no governo de Juscelino Kubitschek.  Tem servido ao propósito para o qual foi construída: substituir o Rio de Janeiro como capital nacional. Assim, é lá que estão centralizados os poderes políticos e administrativos do país.  





Considerada uma cidade de vanguarda em termos de arquitetura, Brasília tem na Catedral Metropolitana e na Ponte Juscelino Kubitscheck as estruturas mais distintas. Ambas foram desenhadas por Oscar Niemeyer, o homem por trás da maioria das marcantes construções da nova capital. Pela sua arquitetura, projetada por Lúcio Costa, Brasília é a única cidade do mundo construída no século XX a ser declarada pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade. 


 Uma das características mais marcantes da cidade são as largas avenidas que envolvem os prédios públicos e se espalham pelas asas norte e sul, que por sua vez são divididas nas chamadas superquadras, cada uma contendo diversos edifícios. No extremo leste do plano piloto está a Praça dos Três Poderes, onde se encontram as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

  
Outras construções que merecem ser vistas são o Santuário Dom Bosco, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, o Memorial dos Povos Indígenas, o Espaço Oscar Niemeyer e o Memorial JK.

Existem também bastante espaços ao ar livre, como o Lago Paranoá, o Parque da Cidade e o Parque Nacional.



Justamente por ser habitada e visitada por pessoas de todo o país,  possui uma rica diversificação cultural e gastronômica, e é a terceira cidade mais rica do país.  Brasília tem uma das melhores redes de restaurantes do País. É possível encontrar desde pratos típicos das diversas regiões brasileiras – com destaque para a do Centro-Oeste – até excelentes alternativas de cozinha internacional, como italiana, francesa, árabe, japonesa e espanhola (afinal a cidade abriga 84 embaixadas).


Nas  várias feiras de rua organizadas na cidade é possível encontrar artigos em cerâmica, madeira, sementes, fibras e outros materiais usados pelos artesãos da região. A principal delas é realizada aos sábados, domingos e feriados na Torre de TV. No Memorial dos Povos Indígenas há artesanato de diversas tribos de índios.   



.Feira de artesanato 2 (atual) da Torre de TV, Brasília
Para quem quer ficar mais tempo na região, Brasília é o ponto de partida para interessantes destinos turísticos.Em um raio de 200 km, podem ser conhecidos a Chapada dos Veadeiros, inserida na Reserva da Biosfera (da Unesco) e Pirenópolis, patrimônio histórico e artístico nacional tombado pelo Iphan, que também oferece opções de passeios na natureza com cachoeiras e trilhas pelo Cerrado.

Boa Viagem!!
Fotos : Wikipedia
            Portal 2014






Nenhum comentário:

Postar um comentário