quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

CAPITAIS DA COPA VI - CUIABÁ



Fundada pelos bandeirantes no século XVIII, Cuiabá foi destino de exploradores e aventureiros em busca do ouro.  Por esse motivo também foi cenário de muitas disputas territoriais.


No entanto, depois do final dessa "corrida do ouro", Cuiabá viveu um período de isolamento econômico.  Com esse fato as tradições culturais ficaram ainda mais arraigadas, com o convívio estreito das diversas culturas que lá viviam : os índios nativos , os bandeirantes paulistas e os negros levados para lá como escravos. Todos esses fatores se refletem na gastronomia, nas danças, no modo de falar e nos artesanatos.

O visitante encontra na capital do Mato Grosso, os registros do passado no casario histórico, nas igrejas – como a do Rosário e  São Benedito, construída pelos escravos – e no Museu de Pedras Ramis Bucair.  Vale a pena visitar também o Museu Rondon do Índio e o Parque Mãe Bonifácia.


No Centro Geodésico da América do Sul, Cuiabá também funciona como porta de entrada para os paraísos ecológicos da região, com especial enfase para a Chapada dos Guimarães (68 Km de distância) e Pantanal Matogrossense.  Além disso, é cortada pelo Rio Cuiabá, um dos principais afluentes do Rio Paraguai, e  é conhecida ainda como portal da Amazônia, uma vez que grande parte da floresta amazônica está nos limites do território do Estado.


É possível também visitar as comunidades ribeirinhas, onde se pode conhecer o modo de vida da população local e os artesanatos fabricados por eles, bem como os rios e baías frequentados para banho e pesca. Cuiabá é famosa pelo seu forte calor,  e raramente sua temperatura fica baixa.


Quando se fala em culinária, Cuiabá tem uma cozinha extremamente diferenciada, onde o forte, como não podia deixar de ser,  são os peixes da região , como o pacu, pintado piranha e o  dourado. Eles são consumidos de várias maneiras, acompanhados de farinha de mandioca, abóbora e banana, em pratos como a maria isabel (arroz com carne seca),  farofa de banana e o pirão.


O doce chamado furumdu, preparado com mamão verde, rapadura e canela, e aqueles de caju e manga, seguidos do inigualável licor de pequi (fruta exótica, que entra em outros pratos) completam a típica refeição cuiabana.  Se for ao som de um Rasqueado, Cururu ou Siriri, danças típicas, melhor ainda!



 O artesanato local é tão rico quanto a culinária  :  a cerâmica inclui peças de decoração e utensílios domésticos – potes, panelas e pratos. Na tecelagem, destacam-se os trabalhos das rendeiras e os produtos indígenas. Ainda há os cestos de fibras naturais, e inúmeros objetos de madeira. Não deixe de visitar a Casa do Artesão.

Boa Viagem!!

 Fotos : Wikipedia
              Cuiaba.mt.gov.br

2 comentários:

  1. Ah deu vontade de conhecer Cuiabá. Belo trabalho vc faz, só assim fico dizendo para meus colegas que já sei onde serão os jogos.. kk

    ResponderExcluir
  2. Van querida,

    Que delícia receber comentários carinhosos como o seu. Espero continuar contando com seu apoio. Um grande beijo,

    ResponderExcluir