quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

JUDÔ : CAMINHO SUAVE (Suave?)


Não, não é suave o caminho no Judô...


É feito de muito treino, suor, dores, alegrias, frustações, comemorações e muita, muita luta!


Quando se tem a oportunidade de assistir a um Exame de Faixa preta, com seu "nage-no-kata", uma quase coreografia com conjunto de golpes, buscando a perfeição de cada movimento, você imagina quantos anos de determinação e esforço pessoal foram necessários para alcançar aquela incrível precisão, principalmente no "país do futebol", onde o judô, apesar de muito respeitado, recebe pouco apoio financeiro, logístico e institucional.


Esse post é para meu filho, e seus maravilhosos amigos judocas, verdadeiros guerreiros, quase samurais que, de quimono "ensopado", mostram no rosto um enorme sorriso de realização, ao receberem a nova faixa.


Eles nos fazem acreditar na possibilidade de fazer no futuro um mundo mais suave.

Um comentário:

  1. Realmente só quem observa de perto sabe como é a sacrificante chegar nessa etapa, ser judoka não é nada fácil, abrimos mão de festas, de finais de semana com a namorada, de festas com amigos, tudo pra não deixar de se aperfeiçoar nenhum dia, parabéns a todos, não pela mudança da cor da faixa, mas sim pela garra, determinação, perseverança, pois a mudança não esta na cor da faixa e sim na gente.
    Parabéns!

    ResponderExcluir