terça-feira, 2 de maio de 2017

ANDALUZIA & MARROCOS - Meknes e Tanger




Começamos o nossa viagem de retorno a Espanha, e uma das paradas foi em Meknes, uma das quatro Cidades Imperiais do Marrocos (as outras são Rabat,  Marrakech e Fezque fica a aproximadamente 70km dessa última.

                              



A entrada da medina, é considerada a mais bonita do país, com suas colunas de mármore e desenhos em madeira. A inscrição em árabe diz : "Eu sou o portão mais bonito do Marrocos. Sou como a lua no céu. Propriedade e riqueza estão escritas na minha entrada".

Esse portal, chamado de Bab el-Mansour, é uma das razões pela qual todo o conjunto foi declarado pela Unesco como Patrimônio da humanidade em 1996.




No século XVII, o sultão Moulay Ismail decidiu transformar Meknès numa das mais bonitas e poderosas cidades do país. As impressionantes muralhas protegeram os seus monumentos até hoje. 

A praça da cidade foi fundada no século XII. 


Depois de Meknes, continuamos a viagem até Tânger, essa que é a porta de entrada e saída do país para quem vem de carro desde a Espanha. 

Tanger é uma cidade tipicamente cosmopolita, talvez a cidade mais Europeia do Marrocos, já que é a cidade africana mais próxima do Velho Continente. 




Fundada no século 5 AC, e por conta da sua localização, e por ser a principal rota de comércio entre África e Europa, muitas civilizações já passaram por lá e deixaram a sua marca. É considerada a cidade mais ocidental e moderna de Marrocos, e tem bastante influência da cultura espanhola.

Você também vai encontrar hotéis de cadeias ocidentais com todo o conforto, gastronomia internacional, além da comida típica marroquina.  O sorvete abaixo é uma mistura do requintado com os sabores cheio de condimentos do país, uma delícia!




Tânger é uma cidade em crescimento e transformação constante – os shoppings e hipermercados são comuns e o porto importantíssimo, assim como a construção de uma autoestrada super moderna, que a ligará a Casablanca, vem trazendo muitas empresas e novos investimentos.


Antes de retornar para o continente europeu, mostro abaixo as inevitáveis "comprinhas" de lembranças dessa terra maravilhosa.

É claro que os produtos com o óleo de argan, como sabonetes, cremes, etc, tem que fazer parte do pacote, assim como os incríveis condimentos, como cardamomo e açafrão em pistilo, que por aqui tem um preço muito mais razoável.  As pashminas são tantas que é difícil escolher, assim como os objetos em madeira e couro (pena que não fotografei). 

A tajineira é a mesma que já tinha mostrado no post anterior.



O retorno a Espanha é tão simples como a vinda, sendo que agora o passaporte é carimbado antes do embarque, marcando a saída oficial do Marrocos. 

E lá vamos nós atravessar o Estreito de Gibraltar de volta.

Bye, Marrocos!!!


.



Nenhum comentário:

Postar um comentário