segunda-feira, 16 de abril de 2012

VATICANO : FÉ E ARTE

O Vaticano é um país, o menor do mundo (apenas 0,44 Km² e menos de 1000 habitantes), e que consiste num enclave murado, dentro da cidade de Roma.  Essa monarquia, cujo soberano é o Papa, é a  sede da Igreja Católica e existe desde 1929.

O seu Museu, é algo imperdível, que conta com um acervo de Arte impressionante!   Em cada pedacinho de parede, chão ou teto, existe uma obra de arte.  Tenho certeza de que deve ser a maior concentração por centímetro quadrado no planeta : séculos de esculturas, tapeçarias, afrescos, pinturas, etc.


Se puder faça a visita com um guia gabaritado.  Além das explicações históricas que farão você entender melhor cada época, os locais são enormes e sem uma orientação você pode perder grande parte das melhores atrações. 


O ápice da visita é sem dúvida a Capela Sistina.  Emociona você, independente de sua crença.  Fiquei imaginando Michelangelo (todo o teto, foi  feito por ele sozinho), Botticelli, Rafael e outros,  por anos a fio pintando, sem tempo para descansar, já que temos que lembrar que as pinturas são afrescos, ou seja, tinham que ser pintadas rápido, enquanto a massa estava úmida (no máximo em 6 horas). E mesmo assim eles conseguiram fazer essas obras inacreditavelmente belas!!

Já que na Capela Sistina não se pode tirar fotos, eu recomendo esse site, que tem uma visita virtual excelente. É como se você estivesse lá dentro de verdade  :  

http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html


Depois fomos à bela Praça de Sao Pedro.  A monumental praça foi construída para reunião de cristãos e é onde fica a Basílica de São Pedro, onde mais uma vez nos deparamos com uma quantidade imensa de obras de arte, inclusive a Pietá de Michelangelo.

Dentro da Basílica também ficam os túmulos dos papas, inclusive o  de João Paulo II, o mais visitado.



Dentro do Museu, você encontrará quiosques que vendem lindas gravuras e muitos outros itens com reproduções das obras mais famosas, por preços bem razoáveis.  Caso prefira lembranças mais tradicionais, há as medalhinhas. santinhos, Bíblias e demais objetos religiosos.

Depois de tanta andança e tanto deslumbramento, estávamos com fome, mas ainda queríamos ver muita coisa em Roma. Optamos por um panini de prosciutto e muzzarela de búfala, acompanhado de um caffé macchiato  Para completar, apesar do frio, não podíamos sair da Itália sem provar um gelato.


 Grazie tanto !!




Nenhum comentário:

Postar um comentário