domingo, 3 de abril de 2011

I AM STERDAM


Por mais que se espere, a surpresa de ver a belíssima arquitetura de Amsterdam é sempre maior do que a expectativa.


Como em muitas cidades da Europa, tudo aqui funciona com perfeição  (transportes inclusive).  Só que aqui com uma simpatia e um calor humano, dignos dos latinos. 

Dá pra entender porque existem tantos grandes pintores  holandeses.  A cidade já é uma pintura em si!!  Impossível não ficar inspirado passeando por seus canais. 

Como é uma cidade totalmente plana, perfeita para andar de bicicleta,  a quantidade  delas é uma coisa espantosa.  Tem mais bicicletas que habitantes!!  Em qualquer lugar que você passe, existem dezenas de bikes estacionadas, quase amontoadas, de tantas que são.

Os museus (Rijksmuseum, o Van Gogh, a Casa de Rembrandt, o Nacional, a Casa de Anne Frank) estão por toda a cidade e não dá pra não pensar em Arte passeando pela Holanda.      

Amsterdam é realmente uma cidade de contrastes!

Aqui  existe o bairro Red Light (zona de prostituição que aqui virou ponto turístico, já que as prostitutas ficam expostas em vitrines), dezenas de lojas que vendem "apetrechos" sexuais (alguns engraçadíssimos) e a liberação para uso de drogas leves (maconha, haxixe, etc) em locais específicos para isso, chamados de "Coffee Shops".  

Vale mencionar que os maiores consumidores dessas drogas são os turistas (a maioria dos souvenirs fazem alusão à maconha), já que só 10% da população as usa.


Mas porque será que sempre que você menciona que vai a Amsterdam, sempre tem algum engraçadinho mal informado que te olha com um risinho irônico, insinuando grandes farras de sexo e drogas?I

Amsterdam é muito mais do que uma cidade liberal.  É uma cidade de Artes, Cultura e Cidadania.  O que em outras cidades seria problema, aqui é solução.  Além da eterna luta com o mar, a Holanda é um país que impressiona pela tenacidade e criatividade.


- continua semana que vem -

Nenhum comentário:

Postar um comentário